Neste ano o festival reserva uma novidade! Os 20 selecionados do FESMORENA irão participar de três cursos: “Produção Musical”, “Postura Cênica” e “História da Música Regional de MS”. Os cursos serão ministrados entre 21 de setembro e 08 de outubro. Os horários e locais serão informados posteriormente pela produção do FESMORENA. O objetivo é que, desta maneira, os alunos ganhem conteúdo e fiquem mais preparados para realizar as apresentações ao vivo no Teatro Glauce Rocha.

 

O curso de “Produção Musical” será realizado pelo músico, professor e produtor cultural Demétrius Hernandes, como duração prevista de até 10h. A oficina será dividida em duas partes. A primeira voltada para um lado mais teórico, como conceitos básicos de composição e arranjo musical e a análise de composições conhecidas. Já a segunda será sobre etiqueta e postura profissional em apresentações musicais, com orientações práticas quando a elaboração de lista de equipamentos, acessórios e instrumentos musicais individuais; a postura e relacionamento com profissionais técnicos envolvidos em apresentações e a formação da equipe técnica de produção.

 

Também haverá o curso de “Postura Cênica”, sob o comando da atriz, arte educadora e produtora cultural Angela Montealvão, também com duração prevista de 10 horas.  Os alunos irão participar de jogos dramáticos e teatrais para desenvolver a consciência corporal, a desinibição, a dicção e o trabalho em grupo, itens essenciais para o ato artístico mais eficiente. A partir destas ferramentas, os participantes estarão mais capacitados para uma melhor desenvoltura nas apresentações do festival.

 

O terceiro curso é o de “História da Música Regional - 40 Anos de Música no Mato Grosso Do Sul”, com duração de 4 horas. O ministrante é o músico, escritor e jornalista Rodrigo Teixeira, autor dos livros “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de Mato Grosso do Sul” (Editora UFMS/2014) e “Prata da Casa – Um Marco da Música Sul-mato-grossense” (Editora UFMS/2016). Ele irá resumir os principais fatos históricos da trajetória da música do Estado que colaboraram para a construção da identidade musical sul-mato-grossense. 

IMG_0098-2.jpg
Premiação

13 de Junho – Lançamento no programa Meu Mato Grosso do Sul / TV Morena

14 de Junho a 31 de Agosto – Período de Inscrições

01 de Setembro a 15 de Setembro – Fase de Audições

16 de Setembro – Resultado da seleção

 

21 de Setembro a 08 de Outubro – Workshops - Postura Corporal / História da Música do MS / Produção Musical

 

10 de Outubro – Exibição no programa Meu Mato Grosso do Sul / TV Morena

 

31 de Outubro e 01 de Novembro – Apresentação dos 20 concorrentes e captação TV Morena

 

21 de Novembro – Especial Fesmorena 2020/TV Morena

IMG_1289-2.jpg